Pré-candidato a sucessão municipal, Marcus Vinicius tem a parceria do governador Ronaldo Caiado para seguir avançando na área de segurança.
Festa de implementação da GM, 2017. (Foto: Divulgação)
Valparaíso de Goiás, que fica a 36 km de Brasília-DF, já foi considerada a segunda cidade mais perigosa do mundo, em 2012. Atualmente os moradores vivem outra realidade. O jovem município goiano é considerado uma das 10 cidades mais seguras do Estado de Goiás e uma das 15 mais seguras do Centro-Oeste. Os dados são do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA); do Ministério da Saúde e do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), a gestão colaborativa entre o município e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi um dos motivos para a melhoria da segurança em Valparaíso. Na gestão de Mossoró (2017-2024), foi implantada a Guarda Municipal (GM). “Durante a minha gestão conseguimos avançar muito na área de segurança pública. Implantamos a tão sonhada Guarda Municipal, que conta com sede e viaturas próprias. E com o sistema de câmeras de monitoramento das ruas, feito em parceria com a Polícia Militar, as famílias da nossa cidade agora tem muito mais tranquilidade”, comentou o prefeito.
Mossoró ainda destaca o empenho do município para a ampliação do patrulhamento da Polícia Militar e atendimento realizado pela Polícia Civil em Valparaíso. “Com os recursos do município também firmamos o convênio de banco de horas com as polícias Civil e Militar de Goiás. Assim, garantimos mais policiais e viaturas fazendo rondas todos os dias,” afirmou Pábio.
O pré-candidato a prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius sabe que a Segurança Pública está sob responsabilidade do Governo de Goiás e acredita que quando os governos municipais auxiliam, o trabalho fica ainda mais eficiente. “Queremos seguir com a parceria do governo do Estado, principalmente na área de segurança pública e vamos unir forças investindo e qualificando a nossa Guarda Municipal, ampliando o sistema de vídeo monitoramento, além de fazer o concurso para termos servidores efetivos. Também manteremos o banco de horas pago pelo município e fortalecer ainda mais o trabalho de segurança na cidade”, afirmou Marcus Vinicius.
Gestão contra o crime
Não é apenas em Valparaíso que os índices de criminalidade caíram. Ao assumir o Governo do Estado, Ronaldo Caiado prometeu pulso firme na área de segurança. A medida parece ter surtido efeito. Um dos indicadores mais relevantes é o da queda do número de latrocínios em 57,6%. Homicídios com intenção de matar (11,4%), roubos a residências (34,5%); veículos (32,7%), assim como o número de roubos a transeunte (21,4%) também registraram quedas significativas. Os dados estão do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.
Em sua visita a Valparaíso, no último domingo, dia 4/8, Caiado comemorou os baixos índices de crime em Goiás. “A família, o comerciante, o empresário estão vindo para Valparaíso. O trabalhador por ir sossegado à parada do ônibus. Podem passar o fim de semana tranquilos, pois sabem que suas casas, seus carros não serão arrombados. Não tem bandidos sequestrando nossos filhos. E na futura gestão do nosso amigo Marcus Vinicius em Valparaíso de Goiás, essa parceria seguirá consolidada”, garantiu Caiado.