À medida que as eleições municipais se aproximam, os pré-candidatos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) já estão aquecendo os motores para a disputa eleitoral e anunciando suas propostas de gestão
O Jornal Opção Entorno ouviu alguns postulantes e detectou pautas em comum entre eles, como o combate à corrupção, a valorização do serviço público e a geração de empregos. Essas questões, que são consideradas prioritárias pelos eleitores, compõem a agenda de campanha dos entrevistados, a exemplo da pré-candidata Delegada Fernanda (Solidariedade), de Formosa. “Minha proposta de governo municipal é uma gestão de transparência e resultados, com uma administração pautada pela honestidade e com conjunturas que permitam o crescimento sustentável de todas as áreas da cidade”, enfatiza a delegada.
Segundo ela, o município está preso em um grupo político, o que não é bom para a população. “Formosa está, há muitos anos, marcada por escândalos de corrupção, estagnação, sofrimento popular e criminalidade de colarinho branco, que sustenta os comparsas da gestão com prejuízo para toda a comunidade. É hora de inverter essa lógica e devolver a cidade à população”, afirma.
Na mesma linha da propositura anticorrupção, a pré-candidata a prefeita em Águas Lindas de Goiás pelo partido Novo, Socorro Pires, tem entre suas bandeiras a gestão transparente. “Minha proposta de governo foca na renovação da política local, especialmente no combate à corrupção. Defendo uma gestão transparente e eficaz dos recursos municipais, buscando afastar a cidade dessas práticas antigas e estabelecer uma administração guiada por princípios éticos”, corrobora Socorro com a candidata Delegada Fernanda do outro município.
Socorro destaca, ainda, que em seu governo as mulheres estarão empoderadas e presentes, com um trabalho sério, sem se deixarem corromper. “Acredito na importância de uma liderança diversificada e, por isso, buscarei formar um governo com destaque para mulheres e pessoas com a ficha limpa, afastando a gestão municipal das mãos de indivíduos que mantêm o poder por décadas”, conclui.
Valorização do serviço público
Outro tema de destaque entre os candidatos é a valorização do serviço público. Em Santo Antônio do Descoberto, a pré-candidata do partido Progressistas, Meiranny Reis, diz que a cidade necessita de um serviço público com qualidade. “No nosso município é difícil tratar de uma pauta específica, mas teremos que trabalhar muito em todas as frentes, a começar pela organização dos órgãos municipais, com a valorização de seus servidores”, salienta.
Ela diz que uma das dificuldades em prestar um serviço de qualidade está na falta de investimento nos órgãos públicos. “Faltam recursos e essa escassez dificulta o desempenho desses servidores em todas as áreas, como infraestrutura, em que o descaso é gritante. Além disso, a saúde está precária no município; a educação segue com escolas desgastadas e vários problemas estruturais. Vários setores precisam de melhorias”, denuncia a candidata à gestora.
Já Socorro Pires, de Águas Lindas, enfatiza que o serviço público precisa servir bem a população e afirma que vai trabalhar pela promoção da eficiência neste quesito, selecionando pessoas, sobretudo, comprometidas com o bem-estar da comunidade. “Em vez de fazer acordos que priorizam interesses individuais, eu vou buscar devolver Águas Lindas à nossa população, proporcionando uma gestão eficiente e centrada nas necessidades reais da cidade”.
Geração de emprego e renda
A geração de emprego e renda nos municípios é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social das cidades e da região como um todo. Contribuir para o aumento da atividade econômica, significa melhorar a qualidade de vida da população. E no que tange ao assunto, Meiranny Reis aponta que, em Santo Antônio do Descoberto, ela vai lutar para trazer incentivos aos empreendedores locais.
Em Cristalina, o pré-candidato a prefeito, vereador Jean Eustáquio (MDB), diz que a geração de emprego será uma de suas prioridades, aliada ao fortalecimento do agronegócio. “Fazer com que empresas se instalem no município para criar postos de trabalho e melhorar a qualificação dos nossos jovens para ingressarem nessas empresas, fazem parte do meu projeto. Além disso, continuar fortalecendo o agronegócio e a agricultura na nossa região é primordial”, assinala.
Atenção aos problemas atuais
O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius (sem partido), também é um dos pré-candidatos à prefeitura do município. No entanto, devido à epidemia da dengue, ele preferiu deixar as promessas políticas de lado e focar na situação difícil que a região do Entorno vem enfrentando. “Apesar de ser pré-candidato, hoje estou voltado ao trabalho e atuando 100% na gestão, principalmente na questão da dengue”.
Marcus Vinícius conclui, esclarecendo que mesmo realizando um trabalho árduo e com a prefeitura recolhendo cerca de 300 toneladas de lixo diariamente em Valparaíso de Goiás, ainda assim, é preciso conscientizar e educar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti.